Você já foi convencido por uma embalagem? É isso mesmo.
Costuma acontecer nas idas despretensiosas ao supermercado.
A lista de compras já vai feita. Mas, sem querer, você acaba atravessando o corredor errado – e dá de cara com aquela comida que você tanto gosta.
Tantas marcas, tantos sabores. Quantas possibilidades…
É nesse exato momento – na decisão de compra – que o poder design de embalagem se manifesta. E você, que não planejava comprar aquele item, se convence.
Da primeira impressão à fidelização
Falar sobre o sucesso de um produto é falar, necessariamente, sobre o desenvolvimento da sua embalagem. E não é para menos.
Além de ser um fator logístico decisivo, é um diferencial não só na hora de compra, mas na fidelização desses consumidores.
Quer mais detalhes? A gente explica tudo pra você neste blogpost.
Proteção, conservação e transporte
São três princípios básicos de uma embalagem – e que devem ser observados à risca na hora do seu desenvolvimento.
Aqui, o design trabalha para aumentar a eficiência logística de produção e distribuição. Nesse processo, o intuito é reduzir os custos, sem causar danos ao produto.
É assim que um projeto inteligente evita o fornecimento de itens defeituosos, malconservados ou até mesmo vencidos.
Funcionalidade
Que atire a primeira pedra quem nunca tentou abrir um produto e não conseguiu. Muitas vezes, isso é um problema no design da embalagem.
Pensar em alternativas mais práticas e confortáveis para o uso do seu produto impacta diretamente na experiência do consumidor.
O resultado são clientes mais satisfeitos – e quem sabe até um diferencial de mercado.
Apresentação
Se você tivesse que escolher entre três itens desconhecidos numa prateleira, qual você pegaria? Com certeza, o da embalagem mais bonita. Acertei?
Esse é outro ponto onde o desenvolvimento de embalagens é decisivo. A apresentação é um dos principais determinantes na hora da compra e pode impulsionar – ou não – as suas vendas.
É mais que um direcionamento estético. É comunicar um conceito, uma mensagem.
Com certeza, uma oportunidade incrível não só para saltar aos olhos do consumidor, mas para se conectar com eles.
Posicionamento
Seja por saudosismo, por status, pela tribo. O posicionamento da sua marca também passa pelos rótulos dos seus produtos, e eles precisam ter unidade.
Unidade não só com a marca, mas entre si. Apenas um discurso coeso pode garantir que todos os produtos “falem a mesma língua”. Isso também é fruto de um bom trabalho de design de embalagens.
Valor
Às vezes, é bom lembrar do óbvio: não adianta ter um produto bom numa embalagem ruim.
É papel dela transmitir valor; a qualidade do seu produto. E isso abrange tudo. O material utilizado, a paleta de cores, as formas, as imagens. A experiência.
E quando a experiência é boa, o cliente volta – e recomenda.
A escolha ideal para sua embalagem
Viu só como uma boa criação de embalagem é importante para o seu negócio?
Na hora de fazer a sua, escolha um escritório especializado em design de embalagens, como a Opta Design.
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